quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Exposição Industrial de Guimarães e os Estudos Históricos

(Continuação de "O regresso a Boamense")
Alberto, às vezes viajava até Guimarães, tal como havia prometido ao seu irmão. Um dos primeiros amigos a visitar era o arqueólogo Martins Sarmento, com quem conversava sobre as suas investigações históricas e ele das suas escavações nos castros de Briteiros e Sabroso.
A certa altura Alberto foi escolhido por um grupo de sócios da Sociedade Martins Sarmento para dirigir a primeira Exposição Industrial de Guimarães que se realizou a 15 de Junho de 1884, no Palácio de Vila-Flor. A exposição decorreu com muito sucesso e todos saudavam com alegria e entusiasmo tal acontecimento.

A biblioteca era o sítio preferido de Alberto. Ele recebia lá todos os seus amigos, Antero de Quental, Luís de Magalhães que era um político muito conhecido, Jaime de Magalhães Lima, era mestre e escritor e Oliveira Martins, historiador e político.
Alberto passava muito tempo a ler os livros que tinha sobre os romanos na Península Ibérica, porque dizia-se que a quinta de Boamense servia de local de descanso para os viajantes e isso era um assunto que lhe interessava descobrir.

Trabalho sobre Alberto Sampaio, a partir do estudo da obra: Emília Nóvoa Faria, História de Alberto, Porto, Campo das Letras, 2007

Sem comentários: